O Clube e sua história


O Country Clube de Niterói foi fundado em 21 de julho de 1957, no imóvel denominado "Sítio São jorge", situado na Rua Chile n° 697, Vila Progresso, em Pendotiba, Niterói, Estado do Rio de Janeiro, com a finalidade precípua de cultivar e desenvolver a educação física, esportes, recreação e reuniões sociais.

Assim considerados os SÓCIOS FUNDADORES que assinaram a Ata de Fundação de 29 de junho de 1957:

- Antônio José de Oliveira Dias Garcia
- Camilo Augusto de Moraes Guerreiro Filho
- Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva
- Carlos Raposo da Silva
- Luiz Marinho da Cunha
- Oscar Rodrigues Pina
- Paulo António de Moraes Guerreiro
- Robert Patterson Wheeler

A Assembléia foi presidida por António José de Oliveira Dias Garcia, que convidou para secretariá-la o Sr. Rodrigues Pina. Na ocasião foram aprovados os primeiros Estatutos da nova agremiação e autorizada a emissão dos 100 primeiros títulos, lançados a Cr$ 40,00 (moeda da época). Com tais recursos, foi ajustada a compra do "Sítio São Jorge", reformadas sua Casa - Sede e demais benfeitorias.
A propósito, é oportuno transcrevermos trecho do depoimento de Camilo Guerreiro Filho, sócio fundador e proprietário do título n° 02:

"Em 1956, tendo sido convidado pelo Cônsul da Inglaterra para promover, como advogado, o inventário de um súdito britânico de nome George Herbert Tatersall , ao visitar a propriedade onde residia o falecido, qual Nostradamus, antevi nosso Clube. Cheguei até a pressagiar junto ao Comandante Raul Mendes Jorge, hoje nosso benemérito, certo de que minha ideia prosperaria dada a localização e dimensões, topografia e condições climáticas da propriedade. (...) A fundação do Clube foi comemorada com grande Festa Junina, realizada no dia 30 de julho de 1957, na qual tomou posse a diretoria provisória. A festa foi verdadeiro acontecimento social, contando com a presença do Vice-Governador Roberto Silveira, que ingressou naquela oportunidade no quadro social. As partidas de vôlei', as refregas de fresco-tênis em quadra de chão batido, e as disputas de crocket, foram as primeiras atividades esportivas. Carlos Augusto Aguiar Bittencourt Silva, Diretor de Esportes, as incrementava e participava ativamente como atleta. Fiz o primeiro Estatuto. Paulo Guerreiro idealizou o simbolo do Clube, suas bandeiras e flâmulas. As cores vermelha, azul e branca foram escolhidas por unanimidade. O primeiro nome dado foi de Pendotiba Country Clube, que logo depois passou para "Country Clube de Niterói".

Sem dúvida, o depoimento de Camilo Guerreiro Filho é algo precioso, pois retrata com fidelidade e clareza o nascimento do Clube. Como narrador desta linda história nada mais justo do que ressaltar o reconhecimento dos countrianos ao nosso Camilo, por tudo que fez, situando-se entre os principais, senão o principal responsável pelo nascimento do Country Clube de Niterói.